Por: Juan Diego Ferrés – Diretor Industrial da Granol e presidente do Conselho Superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio)
Neste 10 de agosto, celebramos no mundo inteiro o Dia Internacional do Biodiesel. O biodiesel é o segundo biocombustível em massa crítica, em sucesso, do Brasil. O primeiro é o etanol, que começou na década de 60 e hoje tem um porte equivalente a 5x mais que o próprio biodiesel, mas o biodiesel, não por isso, é um caso de pouca expressão.
Hoje estamos adicionando 12% de biodiesel em todo diesel do país, na verdade pela resolução do CNPE, deveria estar sendo 13% esse adicionamento, todavia, em virtude de certas peculiaridades do contexto, principalmente pela crise sanitária, o governo decidiu para limitar em 12% nesse período, e todo mundo espera o retorno para 13% no próximo bimestre, ou seja, o consumo dos meses de novembro e dezembro. Mesmo assim, nós já estamos falando de um volume de diesel B superior a 60 milhões de metros cúbicos por ano e daí que teríamos uma média no ano de 12%, algo como 7 milhões e duzentos mil metros cúbicos de biodiesel sendo adicionado ao diesel, que já coloca o setor como um setor de uma importância econômica e social bem significativa no país. Mas, a principal vantagem da produção de biodiesel é o cumprimento de metas de sustentabilidade, tanto internamente, que todos nós temos que ter a sustentabilidade em primeiro lugar nas prioridades empresariais e da própria cidadania, como também no contexto global, a inserção do país nas metas de descarbonização que são negociadas nos fóruns internacionais e nas conferências globais que ocorrem anualmente em diferentes países.
Dito isso, fica claro por quê o escritório MLuís Advogados Associados, escritório que leva o nome do Dr. Manuel Luís, que foi o seu iniciador (fundador), mas hoje tem entre os advogados que estão litando nessa causa do biocombustível, o Dr. Daniel Tavela Luís e o seu sócio Dr. Victor Nóbrega Lucas. Eles dois jovens, advogados, brilhantes, já têm uma ampla experiência em todos os aspectos legais e regulatórios do biodiesel, têm a nossa empresa Granol entre seus clientes e nós fazemos aqui o nosso depoimento tanto em relação a importância do biodiesel, que representa um futuro ainda maior no desenvolvimento brasileiro abrangendo todas as regiões e também quanto a competência, a dedicação e a eficácia do trabalho de assessoramento que os advogados Dr. Daniel e Dr. Victor têm para oferecer a todos seus clientes, que com a experiência escolhida ao longo desses últimos 15 anos que a Granol participa do programa nacional de produção de biodiesel.
No dia de hoje, nós fazemos presente com essas informações de forma que para que possamos estar integrando os esforços dos doutores advogados do escritório e todos os clientes nesta celebração do dia anual do biodiesel e com uma reflexão da importância desse combustível, desse biocombustível na verdade, no contexto e no futuro do país.
Um grande abraço a todos.